FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Sobre as sanções que são aplicadas quando um determinado comportamento social rompe com padrões definidos pela sociedade, marque a alternativa correta:
Sanções positivas são as que reconhecem um comportamento em conformidade aos padrões estabelecidos podendo, inclusive, manifestar essa aprovação por meio de recompensas dadas ao indivíduo.
Sanções sociais não são as que possuem relação direta com os valores culturais e morais de um determinado grupo, mas aquelas que buscam constranger um indivíduo publicamente, de maneira que sirva de exemplo.
As sanções não podem ter caráter econômico, ou seja, dizer respeito a algum tipo de perda econômica para o indivíduo. Isso se dá em virtude de o cerceamento financeiro não ser eficaz para impedir indivíduos de descumprir normas.
No que diz respeito às sanções negativas, estas podem se manifestar de formas diferentes. Só não pode se utilizar do constrangimento físico, como nos casos em que se infringe a lei e é decretada a prisão do indivíduo.
Sanções para controle dos indivíduos são, em sua maioria, negativas, considerando que apenas assim se coíbe comportamentos considerados equivocados.
É esperado certos comportamentos de alguns grupos sociais. Logo, para aqueles que demonstram resistência às ordens e modelos impostos há um rol de punições previstas em legislação. Contudo, o modelo padrão também reforça o comportamento adequado e socialmente aceito, fornecendo:
recompensas para aqueles que agem em conformidade.
mais punições para ajustamento constante.
estrutura de desenvolvimento e ascensão social ilimitada.
possibilidades futuras de acessos aos bens materiais.
sanções econômicas.
A respeito da Revolução Industrial é correto afirmar
O fluxo migratório dos indivíduos do campo para as cidades permitiu que essas pessoas pudessem melhorar de vida, já que a acumulação do excedente permitia o enriquecimento dos trabalhadores.
As cidades forneciam locais dignos de morada e formas de sustento adequadas frente às novas necessidades, o que permitia que as pessoas pudessem desenvolver outras aptidões, principalmente nos campos da arte e da política.
A revolução industrial transformou o cenário existentes nos países. Antes as pessoas vivam de uma agricultura de subsistência e se valiam de produtos artesanais. Com a industrialização, as pessoas se deslocaram para as cidades e dificilmente consumiam o que produziam.
O trabalho nas indústrias aliado à boa educação dada às crianças permitia que o desenvolvimento industrial estivesse ligado às novas tecnologias promovidas por um forte sistema de educação.
Com o trabalho nas indústrias e o crescimento do comércio, as pessoas que trocavam o campo pela cidade puderam experimentar uma ideia de igualdade, já que todos eram donos da sua própria força de trabalho.
Leia os fragmentos abaixo, acerca do pensamento aristotélico:
“A virtude é uma escolha intencional voltada para a observância de um meio-termo entre extremos viciosos”.
PORQUE
“O homem não consegue se livrar dos vícios, mas sim, equilibrá-los”
Pode-se afirmar que:
Ambas assertivas estão corretas, sendo a primeira uma justificativa da segunda.
A primeira assertiva está errada, e a segunda está correta.
A primeira assertiva está correta, e a segunda está errada.
As assertivas são independentes e se completam, não sendo justificativa uma da outra.
Ambas assertivas estão corretas, sendo a segunda uma justificativa da primeira.
A organização da civilização grega antiga, berço político da civilização ocidental, ainda hoje é referência para o estabelecimento social. Durante o período homérico – entre os séculos XII e VIII a.C. – os povos eram organizados em genos, onde o pater exercia o papel de chefe. O pater tinha como papel central zelar pela organização legal, religiosa e militar do genos. Assim, acerca do genos grego, pode-se afirmar corretamente que eram:
Grandes tribos reunidas, tendo como referência uma organização social democrática.
Pequenas comunidades, formadas a base de cidades, que seguiam as mesmas regras sociais.
Grandes famílias que funcionavam como unidades econômicas, políticas, religiosas e sociais.
Pequenos grupos de pessoas com ideais comuns, marcados pela liderança coletiva.
Grandes grupos sociais, com funções somente religiosas, que eram chefiados por um homem.
E se tratando da liberdade, percebe-se que para que ela seja conquistada é preciso que o humano tenha um comportamento que depende da autonomia e da alteridade, sendo que:
O primeiro diz respeito à busca pela estabilidade, o que garante o segundo como resultado.
O primeiro diz respeito à garantia de dirigir a própria vida e o segundo de reconhecer o outro.
O primeiro diz respeito à busca pela liberdade e o segundo a lógica social.
O segundo é dependente do primeiro, mas nem sempre eles se completam, pois um é agir e o outro receber.
O segundo não depende do primeiro, mas ambos se completam como dever e ser, respectivamente.
Um dos aspectos complementares da vida ética é a necessária consideração do outro. A relação social, entendida como caminho único para a construção do ser humano, passa, obrigatoriamente, pela dependência coletiva, o que comumente se usa chamar de inter-relação. Para que haja um pleno desenvolvimento de ambos os humanos, é preciso que cada um pratique o princípio:
Da subjetividade.
Do monismo.
Do egoísmo.
Da alteridade.
Da coletividade.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir:
O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.
A palavra que complementa corretamente a frase é:
Sanções positivas são as que reconhecem um comportamento em conformidade aos padrões estabelecidos podendo, inclusive, manifestar essa aprovação por meio de recompensas dadas ao indivíduo.
Sanções sociais não são as que possuem relação direta com os valores culturais e morais de um determinado grupo, mas aquelas que buscam constranger um indivíduo publicamente, de maneira que sirva de exemplo.
As sanções não podem ter caráter econômico, ou seja, dizer respeito a algum tipo de perda econômica para o indivíduo. Isso se dá em virtude de o cerceamento financeiro não ser eficaz para impedir indivíduos de descumprir normas.
No que diz respeito às sanções negativas, estas podem se manifestar de formas diferentes. Só não pode se utilizar do constrangimento físico, como nos casos em que se infringe a lei e é decretada a prisão do indivíduo.
Sanções para controle dos indivíduos são, em sua maioria, negativas, considerando que apenas assim se coíbe comportamentos considerados equivocados.
É esperado certos comportamentos de alguns grupos sociais. Logo, para aqueles que demonstram resistência às ordens e modelos impostos há um rol de punições previstas em legislação. Contudo, o modelo padrão também reforça o comportamento adequado e socialmente aceito, fornecendo:
recompensas para aqueles que agem em conformidade.
mais punições para ajustamento constante.
estrutura de desenvolvimento e ascensão social ilimitada.
possibilidades futuras de acessos aos bens materiais.
sanções econômicas.
A respeito da Revolução Industrial é correto afirmar
O fluxo migratório dos indivíduos do campo para as cidades permitiu que essas pessoas pudessem melhorar de vida, já que a acumulação do excedente permitia o enriquecimento dos trabalhadores.
As cidades forneciam locais dignos de morada e formas de sustento adequadas frente às novas necessidades, o que permitia que as pessoas pudessem desenvolver outras aptidões, principalmente nos campos da arte e da política.
A revolução industrial transformou o cenário existentes nos países. Antes as pessoas vivam de uma agricultura de subsistência e se valiam de produtos artesanais. Com a industrialização, as pessoas se deslocaram para as cidades e dificilmente consumiam o que produziam.
O trabalho nas indústrias aliado à boa educação dada às crianças permitia que o desenvolvimento industrial estivesse ligado às novas tecnologias promovidas por um forte sistema de educação.
Com o trabalho nas indústrias e o crescimento do comércio, as pessoas que trocavam o campo pela cidade puderam experimentar uma ideia de igualdade, já que todos eram donos da sua própria força de trabalho.
Leia os fragmentos abaixo, acerca do pensamento aristotélico:
“A virtude é uma escolha intencional voltada para a observância de um meio-termo entre extremos viciosos”.
PORQUE
“O homem não consegue se livrar dos vícios, mas sim, equilibrá-los”
Pode-se afirmar que:
Ambas assertivas estão corretas, sendo a primeira uma justificativa da segunda.
A primeira assertiva está errada, e a segunda está correta.
A primeira assertiva está correta, e a segunda está errada.
As assertivas são independentes e se completam, não sendo justificativa uma da outra.
Ambas assertivas estão corretas, sendo a segunda uma justificativa da primeira.
A organização da civilização grega antiga, berço político da civilização ocidental, ainda hoje é referência para o estabelecimento social. Durante o período homérico – entre os séculos XII e VIII a.C. – os povos eram organizados em genos, onde o pater exercia o papel de chefe. O pater tinha como papel central zelar pela organização legal, religiosa e militar do genos. Assim, acerca do genos grego, pode-se afirmar corretamente que eram:
Grandes tribos reunidas, tendo como referência uma organização social democrática.
Pequenas comunidades, formadas a base de cidades, que seguiam as mesmas regras sociais.
Grandes famílias que funcionavam como unidades econômicas, políticas, religiosas e sociais.
Pequenos grupos de pessoas com ideais comuns, marcados pela liderança coletiva.
Grandes grupos sociais, com funções somente religiosas, que eram chefiados por um homem.
E se tratando da liberdade, percebe-se que para que ela seja conquistada é preciso que o humano tenha um comportamento que depende da autonomia e da alteridade, sendo que:
O primeiro diz respeito à busca pela estabilidade, o que garante o segundo como resultado.
O primeiro diz respeito à garantia de dirigir a própria vida e o segundo de reconhecer o outro.
O primeiro diz respeito à busca pela liberdade e o segundo a lógica social.
O segundo é dependente do primeiro, mas nem sempre eles se completam, pois um é agir e o outro receber.
O segundo não depende do primeiro, mas ambos se completam como dever e ser, respectivamente.
Um dos aspectos complementares da vida ética é a necessária consideração do outro. A relação social, entendida como caminho único para a construção do ser humano, passa, obrigatoriamente, pela dependência coletiva, o que comumente se usa chamar de inter-relação. Para que haja um pleno desenvolvimento de ambos os humanos, é preciso que cada um pratique o princípio:
Da subjetividade.
Do monismo.
Do egoísmo.
Da alteridade.
Da coletividade.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir:
O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.
A palavra que complementa corretamente a frase é:
recompensas para aqueles que agem em conformidade.
mais punições para ajustamento constante.
estrutura de desenvolvimento e ascensão social ilimitada.
possibilidades futuras de acessos aos bens materiais.
sanções econômicas.
A respeito da Revolução Industrial é correto afirmar
O fluxo migratório dos indivíduos do campo para as cidades permitiu que essas pessoas pudessem melhorar de vida, já que a acumulação do excedente permitia o enriquecimento dos trabalhadores.
As cidades forneciam locais dignos de morada e formas de sustento adequadas frente às novas necessidades, o que permitia que as pessoas pudessem desenvolver outras aptidões, principalmente nos campos da arte e da política.
A revolução industrial transformou o cenário existentes nos países. Antes as pessoas vivam de uma agricultura de subsistência e se valiam de produtos artesanais. Com a industrialização, as pessoas se deslocaram para as cidades e dificilmente consumiam o que produziam.
O trabalho nas indústrias aliado à boa educação dada às crianças permitia que o desenvolvimento industrial estivesse ligado às novas tecnologias promovidas por um forte sistema de educação.
Com o trabalho nas indústrias e o crescimento do comércio, as pessoas que trocavam o campo pela cidade puderam experimentar uma ideia de igualdade, já que todos eram donos da sua própria força de trabalho.
Leia os fragmentos abaixo, acerca do pensamento aristotélico:
“A virtude é uma escolha intencional voltada para a observância de um meio-termo entre extremos viciosos”.
PORQUE
“O homem não consegue se livrar dos vícios, mas sim, equilibrá-los”
Pode-se afirmar que:
Ambas assertivas estão corretas, sendo a primeira uma justificativa da segunda.
A primeira assertiva está errada, e a segunda está correta.
A primeira assertiva está correta, e a segunda está errada.
As assertivas são independentes e se completam, não sendo justificativa uma da outra.
Ambas assertivas estão corretas, sendo a segunda uma justificativa da primeira.
A organização da civilização grega antiga, berço político da civilização ocidental, ainda hoje é referência para o estabelecimento social. Durante o período homérico – entre os séculos XII e VIII a.C. – os povos eram organizados em genos, onde o pater exercia o papel de chefe. O pater tinha como papel central zelar pela organização legal, religiosa e militar do genos. Assim, acerca do genos grego, pode-se afirmar corretamente que eram:
Grandes tribos reunidas, tendo como referência uma organização social democrática.
Pequenas comunidades, formadas a base de cidades, que seguiam as mesmas regras sociais.
Grandes famílias que funcionavam como unidades econômicas, políticas, religiosas e sociais.
Pequenos grupos de pessoas com ideais comuns, marcados pela liderança coletiva.
Grandes grupos sociais, com funções somente religiosas, que eram chefiados por um homem.
E se tratando da liberdade, percebe-se que para que ela seja conquistada é preciso que o humano tenha um comportamento que depende da autonomia e da alteridade, sendo que:
O primeiro diz respeito à busca pela estabilidade, o que garante o segundo como resultado.
O primeiro diz respeito à garantia de dirigir a própria vida e o segundo de reconhecer o outro.
O primeiro diz respeito à busca pela liberdade e o segundo a lógica social.
O segundo é dependente do primeiro, mas nem sempre eles se completam, pois um é agir e o outro receber.
O segundo não depende do primeiro, mas ambos se completam como dever e ser, respectivamente.
Um dos aspectos complementares da vida ética é a necessária consideração do outro. A relação social, entendida como caminho único para a construção do ser humano, passa, obrigatoriamente, pela dependência coletiva, o que comumente se usa chamar de inter-relação. Para que haja um pleno desenvolvimento de ambos os humanos, é preciso que cada um pratique o princípio:
Da subjetividade.
Do monismo.
Do egoísmo.
Da alteridade.
Da coletividade.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir:
O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.
A palavra que complementa corretamente a frase é:
O fluxo migratório dos indivíduos do campo para as cidades permitiu que essas pessoas pudessem melhorar de vida, já que a acumulação do excedente permitia o enriquecimento dos trabalhadores.
As cidades forneciam locais dignos de morada e formas de sustento adequadas frente às novas necessidades, o que permitia que as pessoas pudessem desenvolver outras aptidões, principalmente nos campos da arte e da política.
A revolução industrial transformou o cenário existentes nos países. Antes as pessoas vivam de uma agricultura de subsistência e se valiam de produtos artesanais. Com a industrialização, as pessoas se deslocaram para as cidades e dificilmente consumiam o que produziam.
O trabalho nas indústrias aliado à boa educação dada às crianças permitia que o desenvolvimento industrial estivesse ligado às novas tecnologias promovidas por um forte sistema de educação.
Com o trabalho nas indústrias e o crescimento do comércio, as pessoas que trocavam o campo pela cidade puderam experimentar uma ideia de igualdade, já que todos eram donos da sua própria força de trabalho.
Leia os fragmentos abaixo, acerca do pensamento aristotélico:
“A virtude é uma escolha intencional voltada para a observância de um meio-termo entre extremos viciosos”.
PORQUE
“O homem não consegue se livrar dos vícios, mas sim, equilibrá-los”
Pode-se afirmar que:
Ambas assertivas estão corretas, sendo a primeira uma justificativa da segunda.
A primeira assertiva está errada, e a segunda está correta.
A primeira assertiva está correta, e a segunda está errada.
As assertivas são independentes e se completam, não sendo justificativa uma da outra.
Ambas assertivas estão corretas, sendo a segunda uma justificativa da primeira.
A organização da civilização grega antiga, berço político da civilização ocidental, ainda hoje é referência para o estabelecimento social. Durante o período homérico – entre os séculos XII e VIII a.C. – os povos eram organizados em genos, onde o pater exercia o papel de chefe. O pater tinha como papel central zelar pela organização legal, religiosa e militar do genos. Assim, acerca do genos grego, pode-se afirmar corretamente que eram:
Grandes tribos reunidas, tendo como referência uma organização social democrática.
Pequenas comunidades, formadas a base de cidades, que seguiam as mesmas regras sociais.
Grandes famílias que funcionavam como unidades econômicas, políticas, religiosas e sociais.
Pequenos grupos de pessoas com ideais comuns, marcados pela liderança coletiva.
Grandes grupos sociais, com funções somente religiosas, que eram chefiados por um homem.
E se tratando da liberdade, percebe-se que para que ela seja conquistada é preciso que o humano tenha um comportamento que depende da autonomia e da alteridade, sendo que:
O primeiro diz respeito à busca pela estabilidade, o que garante o segundo como resultado.
O primeiro diz respeito à garantia de dirigir a própria vida e o segundo de reconhecer o outro.
O primeiro diz respeito à busca pela liberdade e o segundo a lógica social.
O segundo é dependente do primeiro, mas nem sempre eles se completam, pois um é agir e o outro receber.
O segundo não depende do primeiro, mas ambos se completam como dever e ser, respectivamente.
Um dos aspectos complementares da vida ética é a necessária consideração do outro. A relação social, entendida como caminho único para a construção do ser humano, passa, obrigatoriamente, pela dependência coletiva, o que comumente se usa chamar de inter-relação. Para que haja um pleno desenvolvimento de ambos os humanos, é preciso que cada um pratique o princípio:
Da subjetividade.
Do monismo.
Do egoísmo.
Da alteridade.
Da coletividade.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir:
O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.
A palavra que complementa corretamente a frase é:
Ambas assertivas estão corretas, sendo a primeira uma justificativa da segunda.
A primeira assertiva está errada, e a segunda está correta.
A primeira assertiva está correta, e a segunda está errada.
As assertivas são independentes e se completam, não sendo justificativa uma da outra.
Ambas assertivas estão corretas, sendo a segunda uma justificativa da primeira.
A organização da civilização grega antiga, berço político da civilização ocidental, ainda hoje é referência para o estabelecimento social. Durante o período homérico – entre os séculos XII e VIII a.C. – os povos eram organizados em genos, onde o pater exercia o papel de chefe. O pater tinha como papel central zelar pela organização legal, religiosa e militar do genos. Assim, acerca do genos grego, pode-se afirmar corretamente que eram:
Grandes tribos reunidas, tendo como referência uma organização social democrática.
Pequenas comunidades, formadas a base de cidades, que seguiam as mesmas regras sociais.
Grandes famílias que funcionavam como unidades econômicas, políticas, religiosas e sociais.
Pequenos grupos de pessoas com ideais comuns, marcados pela liderança coletiva.
Grandes grupos sociais, com funções somente religiosas, que eram chefiados por um homem.
E se tratando da liberdade, percebe-se que para que ela seja conquistada é preciso que o humano tenha um comportamento que depende da autonomia e da alteridade, sendo que:
O primeiro diz respeito à busca pela estabilidade, o que garante o segundo como resultado.
O primeiro diz respeito à garantia de dirigir a própria vida e o segundo de reconhecer o outro.
O primeiro diz respeito à busca pela liberdade e o segundo a lógica social.
O segundo é dependente do primeiro, mas nem sempre eles se completam, pois um é agir e o outro receber.
O segundo não depende do primeiro, mas ambos se completam como dever e ser, respectivamente.
Um dos aspectos complementares da vida ética é a necessária consideração do outro. A relação social, entendida como caminho único para a construção do ser humano, passa, obrigatoriamente, pela dependência coletiva, o que comumente se usa chamar de inter-relação. Para que haja um pleno desenvolvimento de ambos os humanos, é preciso que cada um pratique o princípio:
Da subjetividade.
Do monismo.
Do egoísmo.
Da alteridade.
Da coletividade.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir:
O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.
A palavra que complementa corretamente a frase é:
Grandes tribos reunidas, tendo como referência uma organização social democrática.
Pequenas comunidades, formadas a base de cidades, que seguiam as mesmas regras sociais.
Grandes famílias que funcionavam como unidades econômicas, políticas, religiosas e sociais.
Pequenos grupos de pessoas com ideais comuns, marcados pela liderança coletiva.
Grandes grupos sociais, com funções somente religiosas, que eram chefiados por um homem.
E se tratando da liberdade, percebe-se que para que ela seja conquistada é preciso que o humano tenha um comportamento que depende da autonomia e da alteridade, sendo que:
O primeiro diz respeito à busca pela estabilidade, o que garante o segundo como resultado.
O primeiro diz respeito à garantia de dirigir a própria vida e o segundo de reconhecer o outro.
O primeiro diz respeito à busca pela liberdade e o segundo a lógica social.
O segundo é dependente do primeiro, mas nem sempre eles se completam, pois um é agir e o outro receber.
O segundo não depende do primeiro, mas ambos se completam como dever e ser, respectivamente.
Um dos aspectos complementares da vida ética é a necessária consideração do outro. A relação social, entendida como caminho único para a construção do ser humano, passa, obrigatoriamente, pela dependência coletiva, o que comumente se usa chamar de inter-relação. Para que haja um pleno desenvolvimento de ambos os humanos, é preciso que cada um pratique o princípio:
Da subjetividade.
Do monismo.
Do egoísmo.
Da alteridade.
Da coletividade.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir:
O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.
A palavra que complementa corretamente a frase é:
O primeiro diz respeito à busca pela estabilidade, o que garante o segundo como resultado.
O primeiro diz respeito à garantia de dirigir a própria vida e o segundo de reconhecer o outro.
O primeiro diz respeito à busca pela liberdade e o segundo a lógica social.
O segundo é dependente do primeiro, mas nem sempre eles se completam, pois um é agir e o outro receber.
O segundo não depende do primeiro, mas ambos se completam como dever e ser, respectivamente.
Um dos aspectos complementares da vida ética é a necessária consideração do outro. A relação social, entendida como caminho único para a construção do ser humano, passa, obrigatoriamente, pela dependência coletiva, o que comumente se usa chamar de inter-relação. Para que haja um pleno desenvolvimento de ambos os humanos, é preciso que cada um pratique o princípio:
Da subjetividade.
Do monismo.
Do egoísmo.
Da alteridade.
Da coletividade.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir:
O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.
A palavra que complementa corretamente a frase é:
Da subjetividade.
Do monismo.
Do egoísmo.
Da alteridade.
Da coletividade.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir:
O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A ___________ é a essência que nos distingue dos demais animais. O humano é um ser único e capaz de movimentos singulares, tais como a reflexão pessoal, a análise, a crítica e, principalmente, a capacidade de projeção. Essa capacidade se aprimora com a necessidade da formação da identidade.
A palavra que complementa corretamente a frase é:
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.